Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
confira

Psicóloga dá dicas de como identificar se seu parceiro é um abusador emocional

Maria Rafart diz que sair de uma relação emocionalmente abusiva é difícil, mas não impossível

Publicado em 07/06/2022

Estudos relatam que 3 a cada 5 mulheres já viveram um relacionamento abusivo, mas não é só na relação homem mulher que isso acontece. O abuso pode ocorrer de diversas formas: de pai pra filha, de filho pra pai, de filha pra mãe, entre casais homoafetivos e mais.

A psicóloga Maria Rafart dá dicas de como saber se a pessoa está vivendo ao lado de um abusador emocional.

De acordo com a profissional, um dos pilares do abuso emocional é fazer com que a vítima duvide de suas próprias convicções, fazendo com que ela ponha em cheque a sua sanidade mental, sentindo-se exagerada, e cogitando até pedir desculpas por fatos e discussões que ela não provocou. Maria explica que a cabeça de quem sofre abuso emocional fica, então, muito confusa. O abusador emocional distorce os fatos e as situações, mesmo que haja provas robustas que comprovem o seu erro.

Seu parceiro pode estar abusando de você emocionalmente se você identificar alguns destes sinais em sua relação:

1. Fatos óbvios e facilmente constatáveis são distorcidos pelo agressor, para que você duvide de suas verdades e convicções.
2. Frequentemente a violência emocional vem acompanhada da violência verbal: o agressor chama você de impropérios, que podem ser palavrões, e outras expressões desqualificadoras, como: “você é louca”.
3. Quando você tenta se comunicar e esclarecer assuntos do casal, ele transforma o evento numa nova discussão, ou se nega a falar a respeito.
4. Se você ameaça ir embora, recebe ameaças, que podem ser físicas, ou simbólicas, do tipo “você nunca mais vai conseguir alguém como eu”.
5. A sua autoestima, que no início da relação era mais elevada, encontra-se em estado crítico, e você se sente incapaz de sair da situação.
6. Ele possui grande controle sobre sua vida, que pode ser material ou emocional, fazendo você se sentir impossibilitado de sobreviver fora da relação.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade