Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Obsessão da comunidade gay por status e aparência tem custos à saúde mental

Publicado em 17/04/2020

A comunidade queer é um dos grupos de maior risco para depressão, ansiedade e abuso de substâncias, visto que, por décadas, assumiram erroneamente que as pessoas LGBT eram inerentemente patológicas e, portanto, estavam em maior risco de transtorno mental.

Mas agora, alguns pesquisadores de saúde mental LGBT estão mudando seu foco para o estresse que vem da própria comunidade. “Quase todos os estudos sobre saúde mental LGBTQIA+ analisavam estressores relacionados ao estigma, rejeição familiar e religião”, diz John Pachankis, PhD, professor de saúde pública e Saúde Mental LGBTQ da Universidade de Yale.

Pachankis conta que homens gays e bissexuais relatam sentir muito do estresse vindo de seus colegas e de suas comunidades, ou o que um novo estudo liderado por Pachankis chama de “estresse entre minorias”.

Publicado em janeiro no Jornal de Personalidade e Psicologia Social, o estudo foi conduzido por cinco anos com amostras representativas de participantes de toda a comunidade gay dos os EUA e é o mais significativo sobre os estressores da comunidade entre homens gays e bissexuais.

Os participantes relataram sentirem-se estressados ​​com o que consideravam a obsessão da comunidade com aparência, status e sexo; eles apontaram seu racismo excludente e agressividade social.

“Sabemos que os homens em geral são mais competitivos e que a competição relacionada ao masculino é estressante”, diz Pachankis. “O que esses dados mostram é que, quando esse tipo de competição acontece em uma comunidade composta por homens que se socializam e se sexualizam, o impacto sobre a saúde mental pode ser bastante acentuado”.

Em entrevista ao site THEM, Pachankis conversou os principais estressores que se originam na comunidade, seus efeitos na saúde mental e física e como homens gays e bissexuais podem se apoiar em vez de se discriminar em grupos.

Confira trechos da entrevista

“Os estressores que ouvimos nas entrevistas e depois estudamos em todo o país podem ser classificados em quatro tipos. Um deles foi o estresse relacionado à percepção de que a comunidade gay está excessivamente focada no sexo às custas de relacionamentos ou amizades de longo prazo”.

“A segunda foi que a comunidade gay se concentra excessivamente em preocupações relacionadas ao status, coisas como masculinidade, atratividade e riqueza. O terceiro estava relacionado às percepções de que a comunidade gay é excessivamente competitiva, que sustenta esse tipo de cultura sombria e competição social geral”.

“O quarto foi que a comunidade gay é excludente da diversidade, incluindo a diversidade étnica e racial e a diversidade etária, e discriminatória em relação aos gays com HIV.”

“Obviamente, as maiores fontes de risco para o HIV são as desvantagens estruturais, em particular as formas estruturais de homofobia e racismo que afetam desproporcionalmente homens de cor gays e bissexuais”.

“Na medida em que os espaços da comunidade gay se movem on-line para plataformas como Grindr, as normas de comunicação e comunidade são degradadas e reduzidas ao menor denominador comum”.

“Uma coisa que muitas vezes tem sido subutilizada na comunidade gay é a orientação intergeracional. E isso funciona nos dois sentidos. Sabemos que adultos mais velhos LGBTQ + têm maior probabilidade de morar sozinhos e isso é um fator de risco para depressão.”

A entrevista foi condensada e editada para maior clareza. Confira a entrevista completa em inglês neste link, onde se pode, também, encontrar, a publicação do estudo.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade