Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
filosofia

O que o estoicismo tem a dizer ao homem contemporâneo?

George Stock elucida a relação dos antigos com a filosofia e afirma que seria algo similar à função hoje ocupada pela religião

Publicado em 16/05/2022

Para quem não sabe, o estoicismo é uma corrente filosófica pautada, sobretudo, pela lógica. Todo sistema de ideias apresenta alguns pilares para sustentar suas premissas. Com o estoicismo não é diferente. O lema é viver e aceitar suas derrotas, triunfos, potencialidades e deficiências. Lapidar a si mesmo “jogando fora” o que causa o sofrimento desnecessário. Ninguém aqui vai trazer um manual de como viver bem a vida, como se fosse fácil ser demitido, ser traído, perder um grande amor para a morte, que é indeclinável. Mas sim, mostrar que a vida é difícil, mas dificultamos este processo quando não depositamos valor ao que realmente importa, visto que tudo, absolutamente tudo, é transitório.

Zenão de Cício, fundador do Estoicismo, escola filosófica da qual fazia parte também Sêneca, Cleantes, discípulo e sucessor de Zenão foram assertivos em suas observações. Outro que trouxe contribuições magistrais foi Epicteto. Claro que, como qualquer ideia, o estoicismo é passível de questionamentos. Mas o bacana é extrair o que for contributivo para a vida.

Para explicar esta filosofia o professor de Oxford George Stock apresenta o livro O Estoicismo, publicado no Brasil pela Editora Edipro.

A filosofia era definida pelos estoicos como ‘o conhecimento das coisas divinas e humanas’. Foi dividida em três departamentos: lógica, ética e física. Na verdade, essa divisão existia antes do tempo dos estoicos, mas eles ficaram com o crédito disso, como de algumas outras coisas que não criaram […] com referência aos três departamentos podemos dizer que a lógica se ocupa da forma e expressão do conhecimento, a física da matéria do conhecimento e a ética do uso do conhecimento.
(Estoicismo, p. 33).

Ficha técnica
Título: 
O Estoicismo
Autor: George Stock
Editora: Edipro
Assunto: Filosofia
ISBN: 9786556600628
Edição: 1ª edição, 2022
Número de páginas: 112
Preço: R$ 35,90
Link de venda: E-commerce Editora Edipro

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade