Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Veja

O que é Sexting? Saiba os cuidados que devem ser tomados com o envio de nudes

A participação dos adolescentes nesta prática revela também a exposição desse grupo a riscos

Publicado em 02/11/2021

sexting é um termo que foi criado nos Estados Unidos da América, e significa envio de mensagens de conotação sexual. A designação vem da junção de duas palavras – sexo (sex) e mensagem (texting). Dentre muitos fatores que podem explicar a magnitude da prática hoje, está a democratização das tecnologias digitais. Essas questões como o prazer no exibicionismo, o tesão em ser observado completamente pelado por alguém desconhecido, a forma de ganhar dinheiro por meio do corpo e da sexualidade são fatores que podem variar de sujeito para sujeito.

Um estudo da Universidade de Calgary, no Canadá, sinalizou que um em cada quatro adolescentes já esteve envolvido na troca de “nudes”. Os pesquisadores avaliaram 39 pesquisas sobre “sexting” realizadas entre 1990 e 2016.

Mas essa questão é ainda um pouco mais funda. A idealização pelo corpo da mulher jovem, aliás, o corpo que vende e é erotizado faz com que muitas meninas bem novinhas entrem precocemente nessa espetacularização que é feita em torno dos nudes. Ela quer ganhar uma quantia substancial de dinheiro e usa os meios disponíveis para isso, e sempre encontra público maciço para consumir, comumente homens cis héteros e bem mais velhos. Esta exaltação da juventude feminina é fomentada culturalmente até na literatura, músicas e afins. O romance “Lolita” de 1955, por exemplo, do autor russo Vladimir Nabokov serviu de aparato para músicas, filmes diversos e personagens até hoje. No enredo, Humbert Humbert, professor de literatura de 38 anos de idade, vive um romance com a personagem Dolores Hazes, de 12 anos de idade. Essa ideia da jovem inocente e fatal que conquista o cara mais velho costuma vender muito, por isso é sempre utilizada.

É muito comum você conversar com um casal no qual o cara, muito mais velho, começou a se envolver com a menina quando ela tinha menos de 14 anos. Mas a lei é específica quanto a isso. Art. 217-A. Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: Pena – reclusão, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos.

O grupo de segurança on-line, a Internet Watch Foundation (IWF) e a Microsoft, trabalharam juntas numa nova pesquisa que identificou cerca de 4 mil imagens e vídeos nas quais eram exibidas fotos de crianças nuas. Conforme a pesquisa sinalizou, 93% continham imagens de meninas.

E adultos? É perigoso mandar nudes? E se vazar? E as conversar de conteúdo sexual, como se proteger?

Para clarificar algumas questões sobre como se proteger, especialmente adolescentes, o Observatório G conversou com a advogada Sarah Violante, especialista, também, em proteção de dados.

1 – Neste cenário virtual, com tanta difusão de conteúdo pornográfico no qual a sexualidade funciona como mercadoria, quais os cuidados devemos tomar com o Sexting?

Bom, a principal dica que deve ser tomada com o sexting é não enviar fotos e não compartilhar vídeos. Porém, como muitas pessoas gostam de enviar os seus conteúdos, a dica é – Tire fotos nas quais não seja possível te identificar, sem o rosto, tatuagem ou marca de nascença ou algo do tipo. Outra coisa, não envie fotos no ambiente de trabalho porque você pode sim ser responsabilizado por isso, até perder o emprego em função disso. Outra coisa recomendável é, caso você tenha recebido fotos desta natureza, não as mantenha no seu dispositivo – celular, tablet, computador – ou opte por salvá-las em nuvem. Por que? Em caso de roubo do aparelho, ou se outra pessoa tiver acesso à senha deste serviço contratado de nuvem, ela pode ter acesso e causar o vazamento das imagens. Antivírus instalado e atualizado no computador sempre e, preferencialmente, manter a webcam coberta e desligada enquanto ela não estiver sendo usada. Nós sabemos que hoje existem vírus que podem acessar a webcam e gravar sem que você saiba, então, é interessante deixá-la coberta. Outra coisa é suspeitar dos desconhecidos que chegam e te incentivam a ligar a câmera. Então, tome cuidado com desconhecidos que pedem fotos e vídeos também.

 2 – Em ambientes no *’ciberespaço’, é muito comum que adolescentes encontrem o ‘acolhimento’ para constituírem suas identidades e autoestima. Nesse sentido, podem buscar nas redes sociais uma validação por meio da venda de fotos e conteúdo íntimos. Como proteger essa classe?

Com relação aos jovens é necessário a conscientização sobre a existência do sexting, no sentido de tratar como normal e deixar claro que as pessoas enviam os seus conteúdos, isso existe. Não é uma coisa que deva ser incentivada, mas o diálogo será eficaz especialmente para alertá-los sobre os riscos decorrentes da prática. Mas sempre ressaltar que, caso alguma foto seja vazada, essa pessoa não está sozinha. O principal risco é que a criança ou adolescente sofra bullying, que ela sofra demais com uma foto vazada. Ela precisa ter apoio dos amigos e família, pois ela não tem culpa, já que apenas confiou na pessoa. A conscientização sobre os riscos deve ser prévia, mas aquele acolhimento posterior, caso algo mais drástico tenha acontecido, deve existir. A ideia é um diálogo sempre aberto com os jovens.

*Termo que foi idealizado por William Gibson, em 1984, no livro Neuromancer

3 – O que seriam os golpes de nudes? O que podemos fazer para evitar estes golpes? 

O golpe do nudes é um golpe aplicado por criminosos que pretendem ganhar dinheiro chantageando as pessoas. Vou dar um exemplo de como ele acontece – Um homem mais velho, vamos supor, é adicionado no Facebook por uma moça. Ambos começam a conversar e passam a praticar o sexting – envio de conteúdos eróticos entre eles. Então, depois da coleta das imagens e do registro das conversas, surge uma terceira pessoa, que diz ser pai, irmão ou até um delegado. Essa terceira pessoa, então, afirma que a moça que o homem conversava é menor de idade e pede um valor para não denunciar o homem. A vítima, homem no caso, se desespera já que no Facebook é possível mentir a idade, e acaba fazendo um depósito do valor pedido para não ser processado criminalmente ou para o assunto não repercutir. Geralmente essas fotos são coletadas na web, pois é um golpista que esteve, desde o início, por trás disso com o intento de conseguir o dinheiro. Para evitar e não ser uma vítima, é preciso ter cuidado com a troca de mensagens com pessoas desconhecidas e, sobretudo, não compartilhar mensagens íntimas com pessoas desconhecidas. A pessoa te adiciona e já começa a mandar fotos íntimas? Então desconfie sempre, seja prudente. Caso a pessoa já esteja sendo vítima, eu recomendo que não seja depositado o valor, já que isso não garante que uma investigação não seja iniciada, e mantenha o registro de todo o conteúdo e leve à delegacia para que se inicie a investigação. Normalmente quando acontece isso, é sim um golpe, a pessoa fica preocupada, mas é golpe. Então, a dica é – não troque imagens íntimas com pessoas estranhas, mas caso aconteça, saiba como proceder.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade