Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
fetiche

Fetiche por pés: Por que? Origem e explicação dessa tara

O fetichista fica envolvido e enfeitiçado com o objeto ou situação que lhe proporciona o prazer.

Publicado em 16/06/2022

Em resumo, o termo fétiche vem do francês que, por sua vez, é oriundo do português “feitiço”. Na verdade essa designação é bem assertiva pois, de fato, o fetichista fica envolvido e enfeitiçado com o objeto ou situação que lhe proporciona o prazer.

O primeiro estudioso a tratar do fetichismo no sentido de conceito referente ao psiquismo humano foi o psicólogo francês Alfred Binet (1857-1911). Ele o fez por meio de dois artigos publicados em 1887 denominados de  Le Fétichisme Dans L’amour  (O Fetichismo no Amor).  O termo ganhou tanta notoriedade, mas foi descoberto na Europa por Charles de Brosses, em 1757.

Brosses coloca a acepção do fetiche à tribos africanas da Guiné e da África Ocidental em relatos de navegadores portugueses. Ou seja, há uma simbiose de antropologia, psicologia, filogênese, e ontogênese.

O fetiche de pés tem uma explicação na vida do sujeito. O pé teria sido a última visualização do menino antes de descobrir que a mulher não tem pênis, o que desencadearia um trauma. É como se o pé fosse uma espécie de substituto do pênis que a mulher não possui. A psicanálise estuda os fetiches há muito tempo, o assunto, inclusive, ganhou várias nuances. Há diferenciações entre os termos – Fetichista e fetichismo, de modo que o segundo seria uma espécie de dependência. 

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade