50% informaram que já falaram abertamente sobre sua sexualidade (Foto Ilustrativa)
50% informaram que já falaram abertamente sobre a sexualidade (Foto Ilustrativa)

Sabendo-se que a aceitação e aplicação da diversidade no ambiente de trabalho é algo que aumenta o desenvolvimento e o engajamento dos funcionários, Instituto Ethos tem trabalhado incentivando diversas empresas sobre o valor deste investimento.

Pensando nisso, em 2013, a empresa criou o manual “O Compromisso das Empresas com os Direitos Humanos LGBT”, que conta com orientações ao mundo empresarial em ações voltadas para LGBTs. Nele, se destacam algumas dicas como: “Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBT” e “Sensibilizar e educar para o respeito do LGBT”.

Em 2018, a Ethos deu início a criação do Guia Temático dos Indicadores Ethos- Fórum LGBT+, uma ferramenta inédita no Brasil que tem o objetivo de promover a diversidade e direitos LGBTI+ na esfera empresarial.


“As empresas podem exercer um papel vital na promoção da diversidade. Consiste em um ambiente com a capacidade de engajar seus colaboradores e sua cadeia de valor, promovendo políticas mais inclusivas e incentivando mudanças de conduta em seus relacionamentos”, diz a diretora-adjunta do Instituto Ethos, Ana Lucia Melo Custodio.

Segundo ela, ao transmitir esse conceito no dia a dia do trabalho, há a possibilidade de reverberar os aprendizados para a sociedade como um todo. “Trata-se de um ciclo virtuoso, no qual as empresas são chave para que isso se fortaleça cada vez mais”.