A Coca-Cola havia conquistado a internet no mês passado, quando uma ação interna contra a homofobia viralizou. Porém, os internautas não perdoam um deslize em prol de um acerto, e muitos deles criticaram a empresa após uma foto postada nessa sexta-feira, 14, que falava de diversidade mas não mostrava o mesmo.
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A imagem em questão era do Comitê da Diversidade da Coca-Cola, que elaborou a campanha interna da “essa Fanta é Coca”, na qual diversas latinhas de Coca-Cola continham Fanta dentro, para reapropriar e brincar com um bordão homofóbico muito utilizado há anos. O problema é que, na imagem, todos os membros do Comitê são apenas homens brancos e aparentemente cisgêneros.
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A reação dos internautas, imediatamente, foi criticar a “diversidade” retratada nesses homens. O problema principal foi a falta de mulheres e negros, ou qualquer pessoa que não fosse branca.
Para conversar sobre a situação, a gerente de talentos e desenvolvimento da Coca-Cola Brasil, Vanessa Stoco, deu uma entrevista para o G1, e considerou a impressão passada pela foto como “uma infelicidade”. “Aquela foto específica é um recorte do comitê, que é o grupo que hoje está focado em LGBT”, afirmou.
Vanessa contou ainda que a empresa possui diversos grupos, inclusive um de mulheres, um de deficientes físicos, um de raça e um de gerações, tudo para que sejam discutidos problemas enfrentados por cada um deles. “Se a gente pensar que em 2012 começou a discutir o papel da mulher nas organizações, eu fico até ofendida. E outros temas são ainda mais difíceis. O importante é que a gente tem consciência de que precisa evoluir. E essa evolução tem que durar. Não é para 2017, é para sempre”, completou.
Nenhum negro, nenhuma mulher: conheça Comitê de Diversidade da Coca-Cola que criou as latinhas LGBT. https://t.co/e3D6d9isVH pic.twitter.com/bLHxCwbl3W
— not quite my tempo (@Jonatas7Andrade) 14 de julho de 2017
Dizem q japonês é td igual mas vcs já viram “o comitê que ajuda a coca cola ser mais diversa”?! Piada pronta, não? pic.twitter.com/7uB8lJiwMz
— Elika Takimoto (@elikatakimoto) 15 de julho de 2017