Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Casal acredita em transfobia após não conseguir registrar filho por erro em certidão; hospital se manifesta

Publicado em 10/02/2021

Um casal denunciou à polícia uma situação que pode ser considerada transfobia após o nascimento do filho. O Boletim de Ocorrências foi registrado na última quinta-feira (4) para denunciar o caso, que ocorreu no Hospital e Maternidade Jaraguá, em Santa Catarina.

O casal, que mora em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, relatou que não consegue registrar a criança por um erro na certidão preenchida ainda na maternidade. Eles alegam ser vítimas de transfobia, pois segundo os pais da criança, a certidão fornecida pela unidade de saúde e exigida no cartório foi preenchida errada. Por conta disso, o bebê ainda não foi registrado.

Segundo a reportagem do G1, o campo onde é separado para preencher o nome do pai e da mãe, foram preenchidos ao contrário. O pai, Derick Wolodascyk, um homem transexual de 24 anos, é quem deu à luz ao filho. Mas, no documento, o nome dele foi escrito no campo da mãe. E no campo onde consta o nome do pai, foi preenchido com o nome Terra Rodrigues, 23, que é a mãe do bebê.

Na última terça-feira (9), o casal foi à delegacia para registrar o caso, que será tratado na polícia como racismo, que foi equiparado à LGBTfobia em 2019. O nascimento da criança aconteceu no dia 26 de janeiro no Hospital e Maternidade Jaraguá, e além do boletim de ocorrência, foi feito um mandado de segurança para mudar o documento e conseguir registrar o bebê com os respectivos nomes dos pais.

Em uma nota enviada ao portal G1, o Hospital e Maternidade Jaraguá disse: “As equipes da maternidade e da assistência social do hospital prestaram todo o atendimento ao casal e ao bebê, inclusive realizando o encaminhamento do casal à Promotoria do município, que deverá prestar auxílio à família. O hospital está à disposição para esclarecer as dúvidas“.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade