Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Câncer de colo de útero, igual de Fátima Bernardes, pode ter chance de cura de até 90%

Publicado em 03/12/2020

Por meio das mídias sociais, a apresentadora Fátima Bernardes destacou que está com câncer de útero na fase inicial, isto é, foi descoberto precocemente. Segundo especialistas, isto é um alerta para engajar mulheres de todo o país a não abrirem mão da rotina de cuidados e dos exames preventivos. Isso porque hoje, com o avanço da medicina, é possível que a detecção de tumores sejam feitas na fase inicial.

 “Eles ajudam a diagnosticar tumores e doenças ainda em estágios iniciais. Assim a delicada jornada de tratamento dos pacientes é menos difícil e a experiência mais positiva, já que se diagnosticado de precocemente, a maioria dos tumores ginecológicos são curáveis”, esclarece o especialista acerca dos exames colpocitológicos, vulgarmente conhecido como Papanicolau.

O fator de risco para câncer de colo uterino indiscutível é a infecção por HPV. A principal prevenção primária seria uso de camisinha e vacinação para HPV. Em um segundo plano, a prevenção seria os exames de colpocitologia oncológica (papanicolau) e colposcopia, associados ou não à captura híbrida para detecção de material genético do HPV e subsequente estimativa do subtipo de HPV (alguns subtipos são piores do que outros). O que precisamos deixar muito claro é que esses são considerados pela medicina os principais fatores de risco, mas a doença é silenciosa e por isso, nunca é demais lembrar: não deixe de lado os cuidados preventivos. Muitos casos são detectados em exames de rotina. No Papanicolau, por exemplo, é possível descobrir alterações antes de virarem câncer. No caso de tumor, também é possível detectar o grau de evolução da doença e iniciar o tratamento mais adequado e eficaz”, conclui Fernando Boldrin.

Por meio do programa –  “Estratégia Global para Acelerar a Eliminação do Câncer de Colo do Útero, como um Problema de Saúde Pública”, vários pilares são considerados. Um importante atua para que 90% das mulheres identificadas com lesões precursoras ou câncer invasivo recebam tratamento imediato na rede pública de saúde.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade