Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Bolívia dá passo importante e reconhece primeira união de pessoas do mesmo sexo

Publicado em 11/12/2020

Nesta sexta-feira (11), a Bolívia, através de seu Serviço de Registro Civil (SERECI), reconheceu a união de dois homens que tiveram a autorização para registrar sua união civil, conforme divulgado pelo Clarín.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos com o apoio de um grupo de direitos LGBTI foram responsáveis por atribuir a decisão do reconhecimento da união entre David Víctor Aruquipa e Guido Álvaro Durán.

O casal Perez e Durán trava uma batalha contra a instituição do país desde o dia 5 de outubro de 2018, quando compareceram perante o SERECI para rubrica de sua união civil, que acabou sendo rejeitada no registro com base no artigo 63 da Constituição que prevê que o casamento ocorre entre uma mulher e um homem e que “uniões livres ou de fato são mantidas entre uma mulher e um homem sem impedimentos legais e produzirão os mesmos efeitos do que o casamento civil”.

No início deste ano, o casal rejeitou a decisão da SERECI, alegando que a Constituição da Bolívia estava violando os tratados internacionais de Direitos Humanos. Já em julho, o 2º Tribunal Constitucional de La Paz emitiu uma decisão favorável ao casal ao abrir um precedente para as reivindicações da população LGBT no país.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade