Associação Viva a Diversidade
Associação Viva a Diversidade (Foto: divulgação)

A Associação Viva a Diversidade Diadema completa 15 anos de história na luta pelos direitos LGBTQIA em um dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo da região ABCD.

A Associação surge em um momento em que a necessidade de políticas públicas de inclusão de mulheres, negros, juventude, pessoas com deficiências, idosos, cresce junto com o número de habitantes da cidade que já tem mais de 380 mil pessoas.

No ano 2000 surge um grupo de convivência LGBT na cidade de Diadema para troca de experiência, fazer amizades e tirar dúvidas, sobre relacionamentos, IST Aids e sem falar sobre comemorações importantes além de proporcionar lazer à comunidade LGBT.


Com todas essas demandas, o grupo partiu para a ideia da criação de uma ONG organizada no sentido de lutar pelos nossos direitos na cidade de Diadema, onde se deu inicio à fundação da Associação Viva a Diversidade cujo objetivo principal é garantir os diretos da população LGBT.

No ano de 2010, essa entidade, em parceria com a Prefeitura, instituiu o primeiro Grito da Diversidade LGBT de Diadema contra a Homofobia. O evento engendrava ações afirmativas que garantiam os diretos e o exercício pleno da cidadania da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

A proposta da Associação Viva a Diversidade, tem por objetivo fomentar a reflexão sobre a Temática da diversidade sexual no Município de Diadema e o combate ao preconceito e à discriminação a comunidade LGBTQIA+, que ainda é muito presente no cotidiano da nossa cidade e na região do ABC.

Agradecemos todos os parceiros que durante esses 15 anos, confiaram e confia em nosso trabalho, contamos sempre com vocês, na luta contra qualquer tipo de preconceito.