Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Cultura

Artistas LGBTQIA+ conquistam inclusão no cadastro de entes e agentes culturais

Diálogo promovido pelo Distrito Drag em conjunto com o Instituto LGBTI+ vinha buscando a mudança na legislação desde 2019

Publicado em 07/05/2021

Para corroborar mais a diversidade, o coletivo brasiliense Distrito Drag promove e difunde a cultura LGBTQIA+, em conjunto com o Instituto LGBTI+. Desta vez, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) do Governo do Distrito Federal (GDF) publicou uma portaria para incluir no Cadastro de Entes e Agentes Culturais (CEAC), entre outros, o segmento de arte transformista e cultura LGBTQIA+.

Isto é, essa nova regulamentação na legislação é decorrente de uma luta árdua e sensível do Distrito. Ruth Venceremos, integrante do Distrito Drag, esclarece que artistas se organizaram para produzir e protocolar na Subsecretaria de Fomento e Incentivo Cultural (Sufic), em 2019, um extenso documento no qual fundamentam a importância da arte transformista ser reconhecida no cadastro como uma área específica de atuação.

É um marco histórico e uma conquista importante para nós, pois se trata de um reconhecimento por parte do poder público da existência do nosso fazer artístico e vivências culturais“, começa.

Essa inclusão permitirá o mapeamento de profissionais que compõem essa arte que se consolidou como área própria de atuação, e com isso fortalecerá uma rede de produção, circulação e difusão das manifestações culturais e artísticas de pessoas LGBTQIA+”, define Ruth.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade