Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Arquiteto faz projeto para transformar o Copan em uma bandeira LGBT

Publicado em 12/05/2019

Em férias em São Paulo nos primeiros dias do ano, o arquiteto goianense Matheus Vaz criou um projeto para iluminar a fachada do Copan com as cores da bandeira LGBTQ. O local deverá receber 2 116 lâmpadas coloridas entre os dias 19 e 29 de junho, na semana da 23ª edição da Parada Gay em São Paulo, marcada neste ano para o domingo, 23 de junho. “O desenho de Oscar Niemeyer já lembra uma bandeira tremulando e seria uma bela forma de celebrar os 50 anos da Revolução de Stonewall”, diz Vaz.

Nesta semana, ele colocou o projeto no Catarse, página de financiamento coletivo, para arrecadar cerca de 160 000 reais necessários. A vinte dias do fim da “vaquinha” virtual, só foram arrecadados pouco mais de 1 500 reais. “Faltou divulgação, mas ainda temos tempo de virar”, acredita Vaz.

O Copan

É considerado o maior complexo residencial do Brasil, com trinta andares e 1.160 apartamentos e a maior população vivendo em prédio no Brasil. Há cerca de quatro anos, parte do lugar está coberto por uma tela por conta de uma obra para restaurar a fachada. Blocos de pastilhas têm se descolado. Mas os serviços estão paralisados desde o ano passado por causa de uma briga dos moradores com o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), que tombou o edifício em 2012. Os moradores querem usar pastilhas de vidro, mas a equipe do órgão não abre mão do material original, raro, cinco vezes mais caro do que o convencional. Estima-se que a obra custe cerca de 24 milhões de reais, um valor monumental para ratear entre os habitantes de lá.

Fizemos testes, mas a tela não vai alterar a iluminação, ao contrário, vai destacá-la”, diz Vaz, que fez um projeto semelhante em setembro do ano passado, ao iluminar a fachada do edifício conhecido como Redondo Araguaia, em Goiânia, na semana da Parada Gay da cidade.

Em mudança para São Paulo, o arquiteto pretende se mudar para o Copan e se emociona ao falar sobre o projeto. “Sou homossexual e durante a adolescência eu me abalava com comentários preconceituosos. Ações para aumentar a autoestima da comunidade são importantíssimas”. Quer apoiar essa bandeira? Clique AQUI.

Informações: Veja

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade