Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Anvisa proíbe gays de doarem sangue mesmo com decisão do STF

Publicado em 08/06/2020

A Agência de Vigilância Sanitária, Anvisa, tem passado por cima da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e continua orientando que homossexuais não possam doem sangue.

De acordo com informações do Estado de São Paulomesmo com a decisão da Suprema Corte de permitir a doação de sangue, advinda da falta de sangue nos hemocentros por conta da pandemia, hemocentros de todo o país ainda rejeitam.

Um ofício elaborado pela Anvisa e reproduzido no portal do Ministério da Saúde orienta todos os laboratórios que realizam coleta de sangue a não cumprirem a decisão do STF até que haja “conclusão total”. O acórdão da decisão que permitiu as doações ainda não foi publicado no Diário Oficial de Justiça.

Estado de São Paulo ouviu integrantes do Supremo e eles avaliam que a decisão vale desde o momento da conclusão do julgamento, no dia 22 de maio. No julgamento, a maioria dos ministros do STF considerou inconstitucional as normas da Anvisa e do Ministério da Saúde.

“A situação dos bancos de sangue do país encontra-se em estado crítico, em particular pela imposição da pandemia pelo COVID-19, como relatam os hemocentros estaduais e, como consta nos autos, o apelo feito pelo Ministério da Saúde para doação de sangue pela população”, diz o pedido.

Recentemente, um jovem de Cabo Frio (RJ) conseguiu doar sangue e relatou a emoção de estar pela primeira vez em um hemocentro contribuindo com o banco de sangue.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade