Anel vaginal contra HIV
Anel vaginal contra HIV (Ilustração)

Existem várias maneiras de prevenir a Aids, mas você conhece o Anel Vaginal? O anel contém a medicação anti-HIV dapivirina e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), responsável pelas informações, emitiu um comunicado formal discorrendo a respeito. O intento é que ele seja uma opção para mulheres, sobretudo para as de baixa renda.

“É necessário elaborar diretrizes para informar as mulheres sobre a eficácia dos métodos utilizados isoladamente ou em conjunto, como no uso do anel e do preservativo. Além disso, elas precisarão ser informadas de que o anel protege contra a aquisição do HIV durante o sexo vaginal, mas não por outras vias, principalmente o sexo anal”.

Métodos futuros, como PrEP injetável, podem ser introduzidos nessa hierarquia assim que estiverem disponíveis“, disse a diretora executiva da Parceria Internacional para Microbicidas (IPM), Dra. Zeda Rosenberg.


“Muitas mulheres decidem que não querem usar a PrEP oral, descobrem que isso lhes dá efeitos colaterais ou podem simplesmente achar o acesso problemático”, disse ela, “e as experiências com contracepção mostram que algumas mulheres preferem métodos tópicos”, acrescentou.