Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

A partir de agora, Travestis e Transexuais podem usar nome social no Amazonas

Publicado em 24/10/2019

A discussão sobre poder ou não usar o nome social é algo que, quando é negado, acaba causando muito sofrimento para pessoas trans. Vale frisar que até casos de suicídio e depressão podem ser desencadeados, segundo estudos. Desse modo, uma decisão no Amazonas veio para facilitar esse processo e oferecer mais dignidade aos transexuais e travestis.

Nesse sentido, a partir de agora, pessoas transexuais e travestis têm o direito ao uso do nome social nos órgãos e entidades da administração pública do Estado. A garantia foi sancionada pelo Governo do Amazonas.

“Hoje, a principal causa das pessoas trans não estarem na escola, não estarem trabalhando, não estarem nos hospitais e em serviços de cidadania é o desrespeito ao nome, porque chegamos em um lugar e as pessoas automaticamente negam a nossa existência. O nome social é a primeira forma de começar a falar do assunto, uma maneira mais gentil e pedagógica de tentar educar as pessoas sobre a importância do respeito e da valorização do ser humano”, afirma Maria, que assumiu a identidade feminina aos 16 anos.

“Para existir, é preciso muita coragem porque, em todos os espaços que eu entro, eu sou a primeira pessoa travesti que ocupa um espaço novo e, toda vez, eu faço questão de mostrar que a lei existe. Meu objetivo é esse: ocupar novos espaços e mostrar para as pessoas que eu mereço estar ali e que outras pessoas, como eu, também devem estar”, destaca Maria.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade