Transexuais no esporte
Transexuais no esporte (FOTO: Reprodução / Instituto Liberal)

A votação foi adiada por falta de quórum, ou seja, quando o número de votantes não atinge o necessário. O projeto foi criado por Altair Moraes (Republicanos), que estabelece como prioridade o gênero, sexo biológico dos(as) competidores, segundo o Estadão.

“Nós não estamos falando de comportamento ou opção sexual, estamos falando de biologia e fisiologia[…] Estamos falando de mulheres que estão sendo prejudicadas no esporte “, declarou o político sobre a proposta.

Mas outros deputados não estão contentes com essa tramitação e declaram sua insatisfação.”Não dá orgulho para essa Casa votar esse projeto. Temos de deixar para quem entende e a decisão deve ser das federações esportivas. É inadmissível que a gente entre em uma seara tão delicada e tão perigosa”, disse o integrante do MDB, Jorge Caruso.


A deputada Erica Malunginho do PSOL também rebateu as declarações do Republicano, ao afirmar que tal projeto exclui propostas afirmativas para o público.” À medida que projetos excludentes avançam, projetos afirmativos não avançam aqui. É um recado político de que pessoas trans não são bem-vindas nesse lugar, pois é uma população que não está no esporte”, ela completou dizendo que a maioria da população trans está na prostituição.