Documentário Gordxs
Documentário Gordxs (Divulgação)

Será lançado na próxima quinta-feira (23), na Livraria Tapera Taperá, em São Paulo, o documentário Gordxs. Com entrada gratuita, o evento vai contar com um cine-debate com o diretor Ivson Santo.

Mediado pelo filósofo e pesquisador Ali Prando, o bate-papo sobre ainda vai contar com a presença da cineasta Bárbara Galvão, a antropóloga Beatriz Klimeck e o escritor Marco Magoga.

Gordxs é um documentário sobre as vivências relacionadas aos corpos e às sexualidades de quatro jovens pernambucanos LGBTQ+, Anico Perfler, Carol Stadtler, Wanderson César e Katarina Mendes.


“O documentário tenta combater a visão determinista de que corpos gordos são doentes amplamente corroborada por programas televisivos que mostram perda de peso como única forma de alcançar a beleza. Ao mesmo tempo, discute como esses padrões se refletem nos relacionamentos de pessoas gordas LGBTQIA+”, explica o diretor Ivson Santo.

“É preciso mais do que nunca discutir que tipo de imagens e estereótipos são criados sobre pessoas que têm corpos considerados desviantes, e colocar em cheque o quê a arquitetura e os espaços normativos tem colocado em termos de opressão à essas subjetividades”, complementa o filósofo Ali Prando.

O evento também exibirá o documentário (Des)proporcional, de Bárbara Galvão, que conta a história de sete mulheres com os seus corpos gordos, do preconceito à aceitação e amor próprio.

Serviço:
Evento: Lançamento e cine-debate do filme Gordxs com o diretor, Ivson Santo.
Quando: Quinta-feira, dia 23 de janeiro, das 19h às 22h
Local: Tapera Taperá (Av São Luís, 187, 2º andar, loja 29 – República – Metrô República)