Bandeira LGBT+ Foto/Reprodução
Bandeira LGBT+ Foto/Reprodução

A Secretaria de Justiça, Direitos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) se pronunciou nesta segunda-feira (2), sobre o ataque sofrido pelo Espaço Caras & Bocas, bar LGBT de Salvador.

Em nota enviada à imprensa, a SJDHDS lamentou o ocorrido dentro do estabelecimento e afirmou que “repudia a ocorrência de mais um episódio marcado por violência e LGBTfobia em Salvador”.

“É evidente o aumento de ataques em 2019, motivados por discursos de ódio que não condizem com uma Bahia que tem a diversidade como patrimônio mais importante. No mês em que celebramos o Dia Universal dos Direitos Humanos (10/12), reafirmamos o compromisso do Governo da Bahia com a cultura da paz e da tolerância”, disse a secretaria.


O ataque em questão ocorreu na madrugada deste domingo (2), quando um homem visivelmente descontrolado, invadiu o bar LGBT e agrediu clientes, causando um enorme transtorno no local.

Conforme o site Me Salte, o homem é conhecido entre os frequentadores do bar como uma pessoa problemática e que costuma causar brigas enquanto consome dentro de estabelecimentos LGBTs da cidade.

O caso se iniciou ainda enquanto o homem estava em um ônibus, no qual ele também destruiu. Segundo relatos de um dos passageiros que estava no coletivo, ele gritou que iria “matar os gays”.

O caso foi registrado na Central de Flagrantes da Polícia Civil e será encaminhado para 1ª Delegacia, em Salvador. Conforme a SJDHDS, eles já estão acompanhando o caso e irão cobrar a punição do agressor conforme a Lei.