A deputada Tábata Amaral e a filósofa Djamila Ribeiro são as representantes brasileiras na edição de 2019 do 100 Mulheres
A deputada Tábata Amaral e a filósofa Djamila Ribeiro são as representantes brasileiras na edição de 2019 do 100 Mulheres (Foto: Arquivo Pessoal)

Sempre levantando bandeiras direcionadas a grupos minoritários, Djamila Ribeiro e Tábata Amaral estão entre as mulheres mais influentes. A BBC anunciou sua lista de 100 mulheres inspiradoras e influentes de todo o mundo em 2019. 

Para pensar no futuro, primeiro é necessário reconhecer os erros do passado. Somente enfrentando o colonialismo e suas consequências será possível coexistir com dignidade”, diz Djamila, que também é filósofa e autora de livros.

“Minha maior esperança para o futuro das mulheres no Brasil é que nossa luta por direitos iguais, por oportunidades iguais seja tão consolidada que a próxima geração de meninas nasça sem limites para seus sonhos“, diz Tábata, que causou controvérsia com o voto favorável à reforma da previdência.


Segundo BBC, a lista catalogada escolheu os nomes baseando-se na experiência pessoal, trabalho e futuro. Desse modo, o intento é indicar pessoas que têm peso na politização do futuro das próximas gerações.