Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Mauro Sousa faz extenso desabafo sobre homofobia e emociona seguidores

Caso não lembrem seu nome de imediato, Mauro Sousa é filho do famoso cartunista Maurício de Sousa, responsável pela “Turma da Mônica” e afins. O diretor é gay assumido e frequentemente rende cliques românticos com o namorado. Aproveitando o gancho, resolveu falar sobre homofobia.

Mauro namora Rafael Piccin há pouco mais de 10 anos e usa sua plataforma de ter 67 mil seguidores no Instagram para levantar a bandeira LGBT. Ele divulgou uma arte em que aparece ao lado de seus irmãos, Maurício e Mariana. Na legenda, um extenso desabafo sobre homofobia.

Primeiro começou explicando o que levou ele a publicar esse texto: “Este texto pode parecer sobre mim, mas não é. O caso é comigo, mas o foco não sou eu. Este texto é, principalmente, um pedido de ajuda (ou um grito de socorro) e ele não vem à toa. A vontade de escreve-lo apareceu por conta das dezenas de mensagens homofóbicas que recebo todos os dias por eu abordar o assunto LGBT, seja na minha vida pessoal ou no trabalho. E elas são muitas. Muitas mesmo”.

Homofobia

Em seguida, tipificou os ataques que recebe por ser homossexual: “Há os preconceituosos indiretos, que se disfarçam de bem-intencionados com o discurso do ‘é inadequado” ou do ‘não é natural’, e há os bem diretos, desejando que eu ‘apanhe de arame farpado’. E não há pior, todos são intencionalmente cruéis – essa normalização da hostilidade me assusta demais”.

Também chegou a relatar como isso influencia em sua vida e o que faz para amenizar o assédio homofóbico: “E como são escritos diretamente pra mim, querendo o meu mal, eu minto se disser que não me machuco sozinho. Meu primeiro impulso é recuar e apenas observar a barbárie acontecendo enquanto fico ali, perplexo, no meu ‘ensaio sobre a cegueira’. Mas eu tenho um escape, eu tenho o meu truque: eu posso escrever”.

Pedidos e repercussão

O desabafo completo você pode conferir abaixo, mas Mauro finalizou o texto fazendo um pedido a seus seguidores: “Da mesma forma que vocês me ajudam, também se atentem às pessoas ao redor. Em especial, aos LGBTs ao seu redor. Sejam adultos ou crianças, eles podem estar precisando de um ombro amigo. E todos nós, mais do que nunca, estamos precisando nos dar as mãos e não soltar mais”.

Assim como inúmeros internautas, o humorista Gustavo Mendesque recentemente se assumiu LGBT — repercutiu o desabafo: “Somos resistência, somos naturais, somos quem somos, somos fortes, empáticos e exemplo, para a próxima geração LGBTQ+. Dói na alma desses doentes, mal resolvidos com sua sexualidade, nos ver sorrir e viver a plenitude da nossa. Pois DURMAM com esse barulho: VIVEREMOS”.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade