Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Secretário de Cultura deixa cargo após Bolsonaro censurar séries LGBTs

Publicado em 22/08/2019

Após cancelamento de edital que selecionaria séries com temáticas LGBTs para serem veiculadas nos canais públicos, Henrique Pires, Secretário de Cultura do Governo pede demissão do cargo apontando censura oficial. 

O cancelamento veio após uma live realizada pelo presidente Jair Bolsonaro em suas redes sociais, na última semana. Na ocasião, Bolsonaro também afirmou que filmes com temática de diversidade sexual e de gênero não receberão financiamento público pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE). Séries como  “Afronte”, “Transversais” e “Religare queer”, criticadas pelo Presidente na transmissão, seriam financiadas pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Na noite de ontem, 21 de agosto, o Secretário de Cultura do Ministério da Cidadania pediu demissão, abandonando o cargo. Em entrevista ao G1, Henrique Pires afirmou que o cancelamento do edital foi “a gota d’água”. A ordem de cancelamento veio do Ministro da Cidadania, Osmar Terra.

“Eu tenho o maior respeito pelo presidente da República, tenho o maior respeito pelo ministro, mas eu não vou chancelar a censura”, afirmou o ex-secretário. “Eu não concordo com a colocação de filtros em qualquer tipo de atividade cultural. Não concordo como cidadão, e não concordo como agente público, você tem que respeitar a Constituição”, declarou para a mídia.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade