Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Memorial em homenagem aos LGBTs presos pelo regime Nazista amanhece violado em Berlim

Publicado em 20/08/2019

Um memorial em homenagem às vítimas LGBTs do Nazismo foi violado esta semana em Berlim, na Alemanha. Escultura que apresentava vídeo histórico de beijo entre dois homens amanheceu pichado.

Leis contra a comunidade LGBT vigoraram na Alemanha até 1969, com ao menos 45.000 homossexuais presos durante o regime Nazista. Números oficiais indicam que cerca de sete mil gays e lésbicas foram mortos nos campos de concentração.

Em 2002, o Parlamento Alemão emitiu um pedido de desculpas oficial às vítimas LGBTs do Nazismo. Isso porque, mesmo após o fim do regime, essas pessoas continuaram excluídas dos processos de reparação e da narrativa histórica ensinada nas salas de aula, por exemplo. Também foi negada indenização às famílias dessas vítimas.

O memorial foi inaugurado em 2008 por Klaus Wowerit, o primeiro prefeito abertamente homossexual da cidade. O monumento se encontrava no parte central da cidade, no Tiergarten Park, onde também está localizado o Memorial do Holocausto.

Esta semana, o monumento amanheceu pichado, com a tela onde era exibido o beijo entre dois homens coberta de tinta preta. “Um simples beijo poderia te causar problemas” dizia o monumento agora vandalizado. Aparentemente ainda pode.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade