Josh Harris
Josh Harris, autor de "I Kissed Dating Goodbye." [Foto: Divulgação]

Joshua Harris, agora ex-pastor americano e autor do best-seller bíblico “I Kissed Dating Goodbye” (publicado como “Eu disse Adeus ao Namoro” no Brasil), pediu desculpas à comunidade LGBT por atacar os direitos de lésbicas, gays, bissexuais e pessoas transgênero no passado.

O autor ficou famoso ao publicar seu livro, um guia para jovens sobre como deveriam estabelecer relacionamentos tradicionais. O trabalho, publicado em 1997, vendeu mais de um milhão de cópias e se posicionava fortemente contra namoros, sexo antes do casamento, divórcio e contra homossexuais.

Em um trecho do livro que falava sobre quando foi encarado em uma rua por homens gays, Joshua escreveu “Eu nunca esquecerei a raiva e o nojo que eu senti naquele momento. Era muito errado, muito sujo.”


O ex-pastor afirmou que passou os últimos anos refletindo sobre o impacto de suas palavras e em suas próprias convicções religiosas, sobretudo quando decidiu encerrar o seu casamento, conforme notícia da CNN.

“Para a comunidade LGBTQ+, quero dizer que sinto muito pelos pontos de vista que ensinei em meus livros e como pastor em relação à sexualidade. Lamento ficar contra o casamento igualitário, por não afirmar seu lugar na igreja, e por qualquer forma que minha escrita e fala possam ter contribuído para uma cultura de exclusão e fanatismo. Espero que vocês possam me perdoar.” Desabafou Joshua Harris em seu Instagram.