Participantes da Parada do Orgulho Gay perto da Coluna da Vitória em Berlim — Foto: Axel Schmidt/Reuters
Participantes da Parada do Orgulho Gay perto da Coluna da Vitória em Berlim (Foto: Axel Schmidt/Reuters)

Neste sábado, milhares de pessoas se reuniram para celebrar a Parada do Christopher Street Day em Berlim. A manifestação, além de trazer muita cor e diversão, também enfatizou a importância de lutar sempre por direitos. O orgulho LGBT é uma oportunidade de trazer à luz questões pertinentes sobre diversidade.

O desfile contou com muita dança e um repertório eletrônico. Assim, como toda Parada tem seu tema, esse ano foi: “Toda revolta começa com a sua voz”.“É uma data política. É importante que mostremos solidariedade”, disse o secretário de Estado para a Europa, o social-democrata Michael Roth, que participou do desfile e lembrou os muitos países onde a homossexualidade é legalmente perseguida.

Além do mais, vale frisar que o nome do evento, Christopher Street Day, se refere à Christopher Street, rua de Nova York. Nesse sentido, o evento alude ao acontecimento emblemático no bar Stonewall Inn, que foi o grande motriz na luta por direitos posteriormente.


É propício ressaltar também que, na Polônia, milhares de pessoas se reuniram em Varsóvia neste sábado para apoiar os direitos LGBT+. Esta reunião acontece uma semana após a primeira marcha do orgulho na cidade de Bialystok, que foi marcada por muita violência.