Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

OAB do Ceará entrega 1ª carteira para advogado transexual

Publicado em 07/06/2019

A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) entregou nesta quarta-feira (5), durante a solenidade de compromisso, sua primeira carteira com nome retificado a um homem transexual.

Murilo Gonçalves, 30 anos, é professor universitário, dá aulas em cursinhos e exerce a profissão de bacharel em direito desde 2013. No entanto, há menos de um mês tinha solicitado a mudança de seu nome no documento da OAB.

“Há mais ou menos 20 dias recebi minha certidão de nascimento como Murilo e dei entrada no pedido para mudar o documento da Ordem”, disse o advogado em entrevista para o jornal O Povo.

A conquista de Murilo só foi possível devido à uma decisão do Superior Tribunal Federa (STF), que em 2018 aprovou uma lei que permite uma maior facilidade de pessoas transgênero realizarem o processo de documento civis, sem precisar apresentar laudo médico.

“Sejam sensíveis às causas sociais, àqueles que não podem recorrer à Justiça. Precisamos entender que a advocacia é função essencial à Justiça. Nós podemos ser e devemos ser vetores de modificação social”, disse Murilo após receber a carteira.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade