Marta fez o primeiro gol da partida, na qual o Brasil perdeu por 3x2 para a Austrália (Reprodução/TVGlobo)
Marta fez o primeiro gol da partida, na qual o Brasil perdeu por 3x2 para a Austrália (Reprodução/TVGlobo)

Um gesto curioso chamou atenção no jogo da seleção brasileira contra a Austrália, que aconteceu nesta quinta-feira (13). Enquanto estava vibrava com o gol, a atacante Marta apontava para sua chuteira. É que o calçado mostrava o símbolo da igualdade de gênero.

Nas cores azul e rosa, o símbolo faz parte de uma campanha de igualdade de gênero que a atleta participa, a Go Equal. Engajada na luta por direitos iguais, Marta também é embaixadora global da ONU (Organização das Nações Unidas) Mulheres.

Horas antes do jogo iniciar, o perfil oficial da campanha já havia publicado um texto dando apoio às atletas femininas de futebol. “Bola igual. Campo igual. Regras iguais. Se as mulheres jogam futebol da mesma forma que os homens, por que elas não recebem o devido reconhecimento? O devido apoio? A devida remuneração?”, escreveu.


Com este gol, a jogadora acaba de se tornar a primeira atleta da história – entre homens e mulheres – a participar de cinco edições da Copa do Mundo. Além disso, ela também está empatada com o alemão Miroslav Klose, como a maior artilheria da competição, com 16 gols.