O teste é recomendado para pessoas de 13 a 69 anos (Foto Ilustrativa)
O teste é recomendado para pessoas de 13 a 69 anos (Foto Ilustrativa)

Um relatório elaborado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), mostrou que menos de 40% das pessoas dos Estados Unidos já fizeram um teste de HIV. Recomenda-se que todas as pessoas entre os 13 e os 64 anos sejam testadas pelo menos uma vez na vida.

Os dados divulgados também mostram que 30% das pessoas com alto risco de adquirir o vírus não fizeram um teste no ano passado. Além disso, menos de 35% das pessoas recomendadas para testes anuais foram testadas no ano passado.

Conforme o CDC é recomendado que, principalmente, homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas injetáveis, qualquer um que tenha tido mais de um parceiro sexual desde o último teste, e pessoas diagnosticadas com outras infecções sexualmente transmissíveis, devem fazer o exame pelo menos uma vez por ano.


Aqui no Brasil, um projeto encabeçado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), ofereceu o serviço de testagem rápida para mais de 200 pessoas em cidades do interior da Bahia.