Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Caravana da Justiça Social realiza mais de 200 testes de HIV na Bahia

Publicado em 02/06/2019

Nos últimos três dias, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) esteve nos municípios de Juazeiro, Sobradinho e Casa Nova. O objetivo central da visita, foi levar serviços gratuitos para população, entre eles o teste que detecta HIV (vírus causador da aids).

Assim, durante o mutirão, mais de 200 pessoas fizeram o teste. O teste foi indicado para homens e mulheres que tiverem vida sexual ativa, com ênfase na população mais vulnerável. A testagem também é utilizada para o diagnostico da sífilis e das hepatites B e C.

De fato, os exames são práticos e de fácil execução. Podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue ou com fluido oral. Os resultados também são rápidos, no máximo 30 minutos. Dito isso, caso o resultado seja positivo, a equipe encaminha o indivíduo imediatamente para a referência assistencial.

Assim, segundo Camila Pimentel, psicóloga e coordenadora do Projeto Viva Melhor, a maioria dos óbitos por HIV acontecem por conta do diagnóstico tardio.

“Atualmente os casos de morte relacionados ao vírus está ligado a falta de conhecimento do quadro, muitas vezes ocasionado pelo preconceito. O trabalho que estamos realizando é para prevenir e identificar as vulnerabilidades que levam esses indivíduos a estarem expostos aos riscos”, disse.

Além dos testes, a equipe formada pela assistente social, Isabel Tavares, e pelo cientista social, Paulo Marcos. A população também foi devidamente orientada sobre a importância do sexo seguro.

Ademais, a ação foi realizada em parceria com o Gapa Bahia e com Projeto Viva Melhor. Esses grupos desenvolvem iniciativas de caráter educativo, cujo objetivo é promover a prevenção.

Fonte: Bahia.Ba

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade