O valor mínimo para doar é de 10 reais (Ilustrativa)
O valor mínimo para doar é de 10 reais (Ilustrativa)

A partir desta quarta-feira (22), começou a ser emitido no Distrito Federal o novo modelo de carteira de identidade. O novo documento, que tem terá a primeira via gratuita, ainda vai contar com um campo para inserir nome social.

Emitida através da Polícia Civil, o documento tem o objetivo de reunir informações importante de outros documentos como CPF, título de eleitor, da carteira nacional de saúde, carteira de trabalho, carteira de habilitação, certificado militar, entre outros.

Para tirar a nova carteira é necessário fazer um agendamento no site da Polícia Civil. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h30, 10h30, 14h30 e 16h30. O valor da primeira via será de R$ 42. Ainda de acordo com órgão emissor, a nova carteira de identidade vai contar com a ferramenta de segurança, QR Code, o que vai permitir maior agilidade às autoridades públicas em confirmar a veracidade do documento.


O uso de nome social em documentos e ocasiões tem sido um debate muito abraçado ultimamente. No início do ano, a Justiça de Santa Catarina permitiu o uso de nome social em documento oficial de pessoas transgênero, mesmo sem cirurgia ou laudo médico.