Deputado David Miranda, suplente de Jean Wyllys (Divulgação)
Deputado David Miranda, suplente de Jean Wyllys (Divulgação)

Por André Junior

A Revista Time, publicação semanal de maior circulação no mundo, baseada nos Estados Unidos, incluiu hoje (16/05) o nome do deputado federal David Miranda (PSOL) na lista de Next Generation Leaders 2019 – jovens que estão transformando o mundo.

Miranda é o primeiro jovem brasileiro político a entrar na renomada lista. Aos 34 anos, David é deputado federal desde janeiro passado quando assumiu a vaga do parlamentar Jean Wyllys, que renunciou em ao cargo por receber ameaças de morte nas redes sociais.


David, carioca da favela do Jacarezinho, foi eleito vereador em 2016 e tornou-se o primeiro LGBTI assumido da história do parlamento do Rio de Janeiro. Junto com o marido Glenn Greenwald, jornalista americano, David trabalhou nas divulgações sobre a espionagem mundial feita pelos Estados Unidos, denunciadas por Edward Snowden, ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional americana e da CIA.

Desde 2014, a Revista americana Time apresenta a lista de jovens em destaque para influenciar o mundo nas áreas de política, ciências, ativismo, esporte e entretenimento. Entre as lideranças indicadas no ano passado, estão a cantora americana Ariana Grande, o cantor canadense The Weeknd, o jogador de futebol francês Kylian Mbappé, filho de africanos, ganhador do prêmio de melhor jogador da Copa na Rússia, e Arthur Zang, cardiologista de Camarões, país em que uma das principais causas de morte é a doença cardíaca.