Bandeira LGBT
Bandeira LGBT (Foto: divulgação)

Para reforçar a importância do Maio da Diversidade, mês de luta pelos direitos da população LGBTQI+, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) promove e apoia uma série de eventos públicos e encontros para discutir a luta por direitos, a promoção da cidadania e a garantia da diversidade em Salvador e em toda a Bahia.

Nesta sexta-feira (17), Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia, a SJDHDS promove, em parceria com a Faculdade Cairu, do seminário “Psicologia nas Construções pelo Fim da LGBTfobia”. O encontro, que acontecerá das 7h30 às 10h30, promoverá uma discussão sobre a importância da psicologia no combate aos preconceitos e estigmas contra a população LGBTIQ+. O secretário da SJDHDS, Carlos Martins, e o coordenador LGBT da Superintendência de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos da SJDHDS, Gabriel Teixeira, participam do seminário.

O encontro, que acontecerá das 7h30 às 10h30, promoverá uma discussão sobre a importância da psicologia no combate aos preconceitos e estigmas contra a população LGBTIQ+. O secretário da SJDHDS, Carlos Martins, e o coordenador LGBT da Superintendência de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos da SJDHDS, Gabriel Teixeira, participam do seminário.


“O nosso objetivo é promover o debate, ampliar as ações de orientação e atuar pela garantia dos direitos da população LGBTQI+. Essa não é uma tarefa apenas do poder público, mas de toda a sociedade civil, das instituições que formam os futuros líderes do país, então temos que atuar juntos contra as violações que ainda hoje são registradas”, afirma o secretário Carlos Martins. 

Diversidade e Políticas Públicas

No dia 28/05, a SJDHDS promove um Roda de Diálogo sobre Diversidade e Políticas Públicas em parceria com a Universidade Salvador (Unifacs). O encontro com professores, alunos e técnicos tratará da importância do debate sobre políticas públicas para a população LGBTQI+, além de mostrar como a diversidade traz benefícios para instituições, órgãos e empresas.

“Vamos potencializar ainda mais as ações em parceria e diretas da SJDHDS, com o Casarão da Diversidade e por meio do Centro de Promoção e Defesa dos Diretos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CPDD), mostrando que é possível construirmos uma sociedade com mais respeito, dignidade e justiça social para todos e todas”, pontua o coordenador LGBT da SJDHDS, Gabriel Teixeira.

Na semana passada a secretária deu início às primeiras aulas do curso do Projeto Trans-Formação, realizada no Casarão da Diversidade. O curso promoverá oficinas e atividades culturais.