Obras do pintor Doug Blanchard que retrata Jesus Cristo em uma versão contemporânea gay
Obras do pintor Doug Blanchard que retrata Jesus Cristo em uma versão contemporânea gay (Foto: Divulgação)

O pintor norte-americano Doug Blanchard criou 24 quadros retratando Jesus como um homem gay contemporâneo. As obras reinventam a passagem da vida de Jesus, como o Domingo de Ramos, a última ceia, sua prisão e julgamento. As obras também retratam a sua crucificação e ressurreição.

“Cristo é um de nós em minhas pinturas”, relatou Blanchard. O artista é professor de arte, e se considera um “crente muito agnóstico” que usa a arte para expressar sua fé.

O trabalho de Blanchard, claro, que se tornou polêmico e causou a ira dos mais religiosos. O protesto dos cristãos fez com que o anúncio de sua exposição fosse banida do Facebook. A rede social, inicialmente, classificou a publicação como um “produto adulto” que buscava promover a pornografia. Após uma apelação feita pelo artista, a rede social resolveu voltar atrás e liberou o anúncio.


O The Advocate destacou que outro artista também sofreu censura no Facebook. O fotógrafo Michael Stokes tem se queixado repetidamente que suas fotos e outros trabalhos estão sendo proibidos de serem postados.

Após a censura que Doug Blanchard sofreu no Facebook, o pintor resolveu reunir seu trabalho em um livro. A obra foi intitulada de “A Paixão de Cristo: Uma Visão Gay”, inclui pinturas e textos.