Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Movimento LGBT é agregado à apresentação de bumbá do Festival de Parintins (AM)

Publicado em 17/01/2019

O Festival Folclórico de Parintins é conhecido nacional e mundialmente por conta da carga cultural e criativa esbanjada na arena dos bumbás, localizada no município do Amazonas. Trata-se de uma disputa entre o Boi-Bumbá Garantido e o Boi-Bumbá Caprichoso, duas organizações que retratam a cultura amazonense por meio de alegorias, ícones e toadas (músicas).

Pela primeira vez na história do Festival, que acontece desde 1965, o movimento LGBT é agregado oficialmente por uma das agremiações. Enquanto fomentador da cultura, a intenção do Boi Caprichoso é incluir LGBTs no quadro de artistas da apresentação oficial, que acontece sempre no último fim de semana de junho.

Leia mais:

Diretora de ‘Amor & Sexo’ é escalada para novo programa de Fernanda Gentil, diz colunista

De acordo com o jornal Em Tempo, a Diretoria e o Conselho de Artes do Caprichoso firmaram parceria com a Associação de Gays, Lésbicas e Travestis de Parintins (AGLTPIN) para a criação do Grupo de Teatro nomeado de Esperança. Em suma, o grupo ofereceu 80 vagas e realizará um curso teórico e prático para os LGBTs interessados em participar.

O coordenador do Conselho de Artes do Boi Caprichoso, Ericky Nakanome, informou que o movimento LGBT integrará partes essenciais da apresentação do bumbá em 2019. O Esperança fará parte dos momentos de abertura, exaltação folclórica, lenda, ritual e figura típica do Caprichoso. Todos são itens que contam pontos para a agremiação.

Veja também:

Piadas homofóbicas não serão mais exibidas em ‘Uma Família da Pesada’

Outro membro da comissão de artes do Boi, Zandonaide Bastos, se mostrou feliz com a inclusão gerada pela atividade. “Isso faz com que nos fortaleça ainda mais. Eu fico muito feliz em recebê-los. Soma ainda mais com a força que nós temos. Trabalhamos nesse projeto desde agosto de 2018, com o nosso presidente Babá e todos incansáveis. Recebemos vocês de coração aberto”, afirmou.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Boi Caprichoso (@boicaprichoso) em

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade