Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Justiça da Costa Rica ordena a Congresso revogar proibição do casamento homoafetivo

Publicado em 10/08/2018

A lei que proíbe o casamento homoafetivo na Costa Rica foi considerada inconstitucional pelo máximo tribunal de justiça do país, que ainda ordenou ao Congresso de maioria composto por deputados evangélicos, a revogá-la durante um prazo de 18 meses.

A resolução foi divulgada pela sala Constitucional da Suprema Corte de Justiça (CSJ) na quarta-feira (08), acolhendo vários recursos de inconstitucionalidade apresentados contra um artigo do Código de Família que proíbe a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

“Insta-se à Assembleia Legislativa, no uso de sua função legislativa constitucionalmente atribuída, que no prazo de 18 meses (…) adeque o marco jurídico nacional com a finalidade de regular os alcances e efeitos derivados das relações de casal entre pessoas do mesmo sexo”, declara o texto da sentença.

LEIA MAIS:

Garoto de 11 anos que se veste drag queen rouba cena em programa de TV americana

Itaú lança edital para incentivar projetos de valorização da diversidade LGBT+

A decisão, entretanto, foi criticada por parte dos membros da comunidade LGBT pelo adiamento da sua entrada em vigor. “Que uma entidade estatal reconheça que há discriminação e ao mesmo tempo permita que essa discriminação continue por 18 meses é uma aberração jurídica”, criticou a ativista Margarita Salas.

A atual Assembleia Legislativa da Costa Rica, instalada após as eleições de fevereiro passado, tem 14 legisladores de um conservador partido evangélico entre seus 57 integrantes, o que torna difícil prever que aprove modificar as leis que impedem o casamento homossexual.

O parecer acontece sete meses depois de a Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) reconhecer que os casais homossexuais têm os mesmos direitos que os casais heterossexuais.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade