Campanha #ClawsOutForTrans
Campanha #ClawsOutForTrans (Foto: Reprodução/YouTube)

A comunidade transgênero britânica criou um movimento para que a Unicode, organização que escolhe quais figuras ficarão disponíveis nos sistemas operacionais, crie uma que represente todas as pessoas trans.

A ação foi criada pela ativista LGBT Charlie Craggs que lançou a hashtag #ClawsOutForTrans para promovê-la. Nela, homens e mulheres trans utilizam o emoji de lagosta como forma de protesto pela falta de visibilidade desta parcela da população. “O que é mais importante: um emoji de lagosta ou algo que represente todas as pessoas trans?”, questionou de maneira irônica.

Craig explicou que a escolha do crustáceo foi por ser uma das últimas inserções para o teclado para android e iOS, sem nenhum pedido para ser inclusiva, enquanto a população trans vem pedindo um emoji que a represente, de preferência com as cores da bandeira (azul, roxo e rosa).


LEIA MAIS:

Sam Smith volta ao Brasil com show no Lollapalooza 2019, diz jornal

Nanda Costa e Lan Lanh lembram primeiro beijo: “Na trave”

Uma petição online foi criada pelo movimento #ClawsOutForTrans e pode ser assinada por qualquer pessoa simpática à campanha, seja cis ou trans. 

A Unicode em sua defesa explicou que o motivo para a inclusão do emoji de lagosta, após receber reclamações dos usuários que se sentiam confusos por já existir uma representação de camarão e caranguejo, e gostariam também uma representação para se referir a lagosta.

DEIXE UMA RESPOSTA