Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Universidade Federal do Piauí instala banheiro unissex para contemplar pessoas trans

Publicado em 24/07/2018

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), através Centro de Ciências da Educação (CCE) se juntou as poucas instituições a utilizar um banheiro unissex para contemplar todos os sexos e pessoas transgêneros. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Um adesivo colocado na porta do banheiro havia o desenho dos bonecos tradicionais que mostra um de saia e outro sem e entre eles um terceiro usando apenas metade da saia, além do aviso oficial no qual estava escrito: “Banheiro unissex. Afinal, todo mundo usa o banheiro pelo mesmo motivo, né?”. 

Debate atual no que diz respeito os direitos de pessoas trans que traz, desde 2015, ao menos oito universidades federais adotaram banheiros unissex ou resoluções que permitem aos alunos usarem esses espaços segundo o gênero com o qual se identificam. 

A nova medida no entanto foi alvo de protestos. Estudantes contrários, rasgaram a placa e colaram cartazes por cima. Apoiadores, em contrapartida, pintaram na porta o nome “Unissex”. O diretor do CCE, Luis Carlos Sales, responsável pelo novo banheiro, diz que hoje o conflito está encerrado. “Acalmou. Não tem aviso oficial, mas todos sabem o que é”, alegou.

LEIA MAIS:

Casal gay italiano acusa garçom após receber nota homofóbica em restaurante

Bissexual, Jason Mraz revela que ficou com homens mesmo namorando uma mulher

Apenas um dos banheiros foi reservado para todos os gêneros, os outros existentes permanecem iguais. “Alguns alunos trans não se sentiam à vontade nos banheiros convencionais, então atendemos a demanda deles”, explicou Sales.

Assim como a do Piauí, outras universidades federais do país também já utilizaram de iniciativas parecidas, que já representam cerca de 10% de todas as 68 instituições federais.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade