Medicamento HIV
Medicamento HIV (Foto: Reprodução)

O estudo do Partner 2, divulgado na última terça-feira (24) na Conferência Internacional de Aids em Amsterdã, realizado com mais de 70 mil casais homo e bissexuais em 14 países diferentes, constatou que um homem soropositivo não consegue transmitir o vírus HIV quando está em tratamento.

Estatisticamente, o risco de contágio do HIV no sexo anal desprotegido é muito maior do que nas outras práticas. Entretanto, conforme o paciente seguir as indicações médicas, sua carga viral tende a tornar indetectável e o risco de contágio equivale a zero.

LEIA MAIS:


Chefe da Amazon afirma que desfecho de Transparent não irá desapontar fãs

Casado, Luiz Fernando Guimarães descarta filhos: “Acho que estou bem”

Apesar da descoberta, não é indicado que estes homens descartem o uso da camisinha, por existir outras infecções sexualmente transmissíveis e prevenir é ainda o melhor remédio. Entretanto, a informação se mostra importante para reduzir o estigma que os soropositivos sofrem na sociedade.

“Estamos muito animados com os resultados e confirmamos o que já suspeitávamos: pessoas que vivem com HIV e fazem o tratamento não tem como passar o vírus adiante aos seus parceiros sexuais”, afirmou Michael Brady, diretor médico da Terrente Higgins Trust.