Bandeira trans
Bandeira trans (Foto: Reprodução)

O Ministério da Saúde publicou a licitação na última sexta-feira (06) no Diário Oficial que autoriza habilitação do ambulatório transexualizador no Hospital Universitário Professor Edgar Santos (Hupes), na Bahia.

O novo setor é considerado uma grande conquista da população trans baiana que espera pela portaria desde novembro de 2016, quando começou a análise. A decisão foi assinada através do ministro da saúde, Gilberto Occhi, que indica que a unidade receberá repasses para a manutenção. Ainda não há data para o início do atendimento.

LEIA MAIS:


Homenagem aos serviços de socorro e protesto contra trans marcam Parada LGBT de Londres

Após vandalismo, prefeita de Paris anuncia que faixas de pedestres LGBT serão permanentes

“O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência mensal dos recursos financeiros ao Fundo Estadual de Saúde da Bahia, em conformidade com a produção de serviços aprovada e registrada pelo gestor na Base de Dados Nacional dos Sistemas de Informações do SUS, mediante processo autorizativo encaminhado pela Secretaria de Atenção à Saúde”, afirma a portaria.

De acordo com o Correio 24 Horas, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que com a abertura do ambulatório será muito provável o lançamento de uma lista única de marcação para permitir que a população dos 417 municípios possa ter acesso ao serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA