Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Justiça condena empresa de ônibus a indenizar jovem por insultos homofóbicos

Publicado em 20/07/2018

A justiça do Distrito Federal deu parecer favorável ao ativista de Direitos Humanos Maurício dos Santos Martins que deve receber uma indenização no valor de R$ 7 mil da empresa Urbi Mobilidade Urbana por ouvir comentários homofóbicos feitos por funcionários da companhia em um ônibus da capital Brasília.

O episódio aconteceu em 2017, dentro de um veículo da linha 53. O jovem, de 25 anos, utilizava uma camiseta do movimento LGBT e passou a ouvir frases discriminatórias desde que entrou no transporte coletivo. “para mim são todos doentes mentais. É problema espiritual e mental. Os gays só vão parar com essa safadeza quando a mão de Deus pesar sobre eles”, foi um dos exemplos dos insultos que ele foi obrigado a ouvir.

“Eles estavam super agressivos e desatualizados, me senti ofendido. Mesmo homofobia não sendo crime no Brasil, é importante mostrar que passa a ser quando ofender alguém”, contou Martins em entrevista ao Jornal de Brasília.

LEIA MAIS:

Flagra de KJ Apa exibindo volume avantajado durante malhação viraliza nas redes sociais

Estudante de direito se torna o 1º trans a defender um TCC em universidade do Pará

A vítima filmou toda a ação com o seu celular e registrou o Boletim de Ocorrência (B.O.) como injúria preconceituosa por orientação sexual e seguiu o processo até entrar em uma conciliação com a empresa, nesta quinta-feira (19).

Nas quatro audiências do processo, a Urbi sempre negou o ocorrido, mesmo com a existência das imagens e depoimentos de testemunhas. Nesta última, entretanto, ambas as partes entraram em um acordo. Além da indenização, ele também foi convidado a fazer palestras para os rodoviários sobre como tratar membros da comunidade LGBT durante o expediente de trabalho. Apesar do acordo, a ação judicial foi arquivada sem que os rodoviários ou a empresa assumissem a culpa.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade