Símbolo da luta contra o HIV/Aids
Símbolo da luta contra o HIV/Aids [Foto: Reprodução/Internet]

Um a cada quatro homens que fazem sexo com outros homens na cidade de São Paulo é portador do vírus HIV é o que revela a pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde feita em 12 cidades brasileiras. O resultado foi publicado pela revista internacional Medicine.

O estudo ouviu 4.176 homens de 11 capitais brasileiras e o Distrito Federal. Deste universo, 3.958 dos entrevistados aceitaram fazer o teste de HIV/Aids, sendo que 18,4% apresentou carga vital positiva – número 6,3% maior que o último levantamento em 2009, o qual apresentou 12,1%. Metade dos participantes encararam o teste pela primeira vez na vida.

LEIA MAIS:


Ministro italiano causa polêmica ao afirmar que “famílias gays não existem”

“Torcendo muito!”, afirma Carol Fazu sobre casal lésbico interpretado junto a Nanda Costa em novel

83,1% dos voluntários se declararam gays, enquanto 12,9% heterossexuais ou bissexuais e 4% outros, nos quais 75% afirmaram transar só com homens. O relatório utilizou de uma metodologia americana que recruta indivíduos para serem submetidos a dois exames. Os participantes indicam outras pessoas do mesmo perfil e assim por diante.

A pesquisa ainda apontou que dentre os adolescentes de 15 a 19 anos, a taxa de soropositivos triplicou (de 2,4 para 6,7 casos por 10 mil habitantes). Os jovens adultos com 20 a 24 anos o índice dobrou (de 15,9 para 33,1 casos por 100 mil).

DEIXE UMA RESPOSTA