São Paulo é o estado que mais realiza uniões estáveis homoafetivas, revela levantamento

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Segundo um levantamento realizado pela central de dados dos cartórios de notas de todo o Brasil, o estado de São Paulo é o maior com registro de união estável homoafetiva no país nestes primeiros cinco meses de 2018. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com o relatório, dos 735 acordos assinados de janeiro a maio deste ano, os paulistas fazem parte de 134, o que significa 18% de todos os atos ocorridos no Brasil. O Rio de Janeiro aparece logo em seguida com 87 escrituras (12%) quase empatado com o Paraná que realizou uma cerimônia a menos que os fluminenses.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

LEIA MAIS:

Monique Evans se declara para namorada em rede social: “Me ama como ninguém me amou”

Luana Piovani revela que já beijou uma mulher:”Foi incrível”

Na quarta colocação aparece o estado de Santa Catarina com 66 lavraturas, o que representa 9% do total. “A união estável homoafetiva cumpre um papel importante na sociedade, pois assegurou um dos direitos mais básicos, que é o de constituir uma família, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero, não permitindo qualquer meio de preconceito ou discriminação”, analisou o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP), Andrey Guimarães Duarte, entidade responsável por reunir cartórios de notas do Brasil.

A escritura de união estável é uma declaração feita perante um tabelião de notas por duas pessoas que vivem juntas. O documento tem diversas finalidades, como comprovar a existência da relação e fixar a data de início da união; estabelecer o regime de bens aplicável à relação; regular questões patrimoniais; garantir direitos perante órgãos previdenciários para fins de concessão de benefícios e permitir a inclusão do companheiro como dependente em convênios médicos, odontológicos e clubes.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio