O jogador de rugby Denny Solomona
O jogador de rugby Denny Solomona (Foto: Divulgação)

O jogador de rugby, Denny Solomona, que atua no time Sale Sharks e também na liga nacional do Reino Unido, foi punido com uma suspensão por 4 semanas, após ofender um adversário com xingamentos homofóbicos durante uma partida. As informações são do jornal The Guardian.

O atleta chamou outro jogador de “fucking faggot” (“bicha do caralho”, em tradução livre), aos 55 minutos de um jogo. Apesar de tentar reverter a situação, o comitê da RFU o considerou culpado.

O tribunal esportivo julgou inicialmente uma penalidade de 6 semanas por causa do comportamento inadequado de Solomona. Porém, a condenação foi reduzida após a defesa alegar que as falas fazem parte de uma questão de cultura, já que o réu é natural da Nova Zelândia, local onde a homofobia é bastante comum.


LEIA MAIS:

Após censura, rede social chinesa volta atrás e libera conteúdo LGBT

Advogado ativista LGBT ateia fogo no próprio corpo como forma de protesto

“O painel descobriu que o jogador usou linguagem abusiva em mais de uma ocasião. São comentários ofensivos, preconceituosos e não justificam o calor do momento”, afirmou a presidente do comitê Samantha Hillas.

O time Sale Shakes emitiu um comunicado para tratar sobre o caso. “Estamos desapontados, mas aceitamos a proibição de quatro semanas por conduta prejudicial aos interesses do time e do jogo”, diz o texto divulgado.