O crítico de cinema Rubens Ewald Filho
O crítico de cinema Rubens Ewald Filho (Foto: Divulgação/TNT)

O comentarista e crítico de cinema Rubens Edwald Filho voltou a se defender das acusações de transfobia que pesaram sobre ele, depois de afirmar que a atriz trans Daniela Vega, protagonista do filme Uma Mulher Fantástica, é “na verdade um homem”, durante a transmissão da cerimônia do Oscar, no último dia 04. Em entrevista ao site da Veja, ele afirmou não ter a intenção de ofender.

“O que aconteceu com relação à atriz Daniela Vega, foi, no fundo, uma confusão minha de termos técnicos de expressão, mas nunca, em hipótese alguma, uma atitude sexista e transfóbica”, defendeu ele.

Leia Mais: Prefeitura chilena desiste de entregar prêmio à atriz trans após Oscar


Filho ainda completou afirmando que espera que toda a repercussão sirva de maneira positiva para fomentar a luta pela causa. “Que tudo isso que aconteceu sirva para se falar ainda mais sobre o assunto, para se promover ainda mais esta causa. Que pessoas leigas aprendam os termos técnicos, e me coloco neste caso, aprimorem seu vocabulário nesse sentido.”

O filme chileno Uma Mulher Fantástica foi condecorado como o Melhor Filme Estrangeiro pelo Oscar. O feito trouxe um acontecimento inédito, este é o primeiro longa estrelado por um transgênero a vencer a maior premiação do cinema.