A jogaora trans Hannah Mouncey
A jogadora trans Hannah Mouncey (Reprodução/Twitter)

A Liga Australiana de Futebol autorizou a entrada da jogadora trans Hannah Mouncey para disputar o campeonato feminino da segunda divisão. O anúncio foi feito nesta terça-feira (13).

Apesar de estar feliz com a conquista, a atleta afirmou que não deve o título à entidade. “Não vou e não devo agradecer a AFL por me autorizar a fazer algo que qualquer australiana pode fazer”, declarou.

Em processo de transição de gênero desde 2015, Mouncey defendeu que a decisão foi feita através da ciência e pesquisas. “Estou grata por terem tirado um tempo para analisar esta situação adequadamente, já que é complexo”, disse.


Leia Mais: Ex-pugilista Popó rebate críticas após ser visto dançando com trans: “Vai te fu**r”

A jogadora ainda fez um desabafo em seu perfil no Twitter, relatando todas as dificuldades que sofreu até chegar a esta posição, por ser transgênero. “Para mim, é muito difícil encontrar casa e emprego, mas ainda mais difícil perder pessoas que eram muito importantes. Perder amigos, família, casa e trabalho são coisas mais do que comuns [para transexuais]”, disse.

“Essa parece ser a única área da medicina em que pessoas sem experiências em medicina e ciência estão dispostas a ignorar o que os experientes falam, simplesmente porque não é o que eles acreditam”, completou.