Performance mostra criança interagindo com homem nu
Performance mostra criança interagindo com homem nu Foto: Reprodução)

Uma performance realizada na última terça-feira (26), durante o 35º Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, vem causando polêmica por colocar uma criança ao lado de um homem nu no mesmo ambiente.

A manifestação artística “La Bête” teria tido apenas uma apresentação, mas foi o suficiente para encher de críticas, após um vídeo do momento começar a circular nas redes sociais. Nas imagens, uma menina por volta de cinco anos de idade interage com o artista Wagner Schwartz, que se posiciona sem roupas em uma espécie de tatame.

A menina, que está acompanhada da mãe, toca a canela de Wagner e os seus pés, para depois sair engatinhando. O ato recebeu inúmeras acusações como incitação a pedofilia e amadurecimento da sexualidade precoce.


Leia Mais:

No aniversário de morte de Hebe, vídeo da apresentadora defendendo os gays volta a repercutir na web

Madonna pode participar da nova temporada de RuPau’s Drag Race

Em sua defesa, o MAM divulgou uma nota na qual explica que a performance aconteceu apenas uma vez, em uma sessão fechada para convidados. Ressaltando ainda que ” tem a prática de sinalizar aos visitantes qualquer tema sensível à restrição de público. Neste sentido, a sala estava devidamente sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística.”

Ainda no comunicado, o museu afirmou que a arte não tinha conteúdo erótico, “trata-se de uma leitura interpretativa da obra Bicho, de Lygia Clark, artista historicamente reconhecida pelas suas proposições artísticas interativas.”, esclareceu.


  • Este site é top demais. Conteúdo de qualidade. Ficarei atento as novidades. ABraço e sucesso

  • PERFEITO o artigo!!! Vocês estão simplesmente de parabéns, AMEI o conteudo!