SUS disponibiliza medicamento que cura 90% dos casos de Hepatite C

SUS terá nova oferta de tratamento para Hepatite C
SUS terá nova oferta de tratamento para Hepatite C (Foto: Reprodução/Internet)

O Ministério da Saúde anunciou um novo tratamento a ser oferecido para pessoas diagnosticadas com Hepatite C, independente do grau de avanço da doença. Os medicamentos, agora, já apresentaram cura de 90% dos casos em que foram administrados.

Trata-se de sofosbuvir, daclatasvir ou simeprevir, que estarão agora nas unidades básicas de saúde, ou seja, no SUS, conforme for solicitado pelos estados. Essa mudança na oferta de tratamento por causa de uma mudança na modalidade de compra do Ministério da Saúde, que usa como referência modelos já adotados na Austrália e em Portugal.

Leia Mais:


Ministério da Saúde anuncia troca de medicamentos no tratamento do HIV/AIDS

Anitta e Pabllo Vittar rebolam muito mais no clipe alternativo de Sua Cara; assista

O valor do tratamento deve cair mais de US$3 milhões (em torno de R$ 9 milhões), o que possibilita a inclusão de até três vezes mais pessoas do que as atendidas atualmente no SUS. Além dos medicamentos já citados, também será incorporada a combinação 3D (Ombitasvir, Paritaprevir, Ritonavir e Dasabuvir), que pode aumentar para mais de 90% a possibilidade de cura.

O Brasil registrou, só em 2016, 42.830 casos de hepatites virais. A Hepatite C, que é transmitida através de relações sexuais desprotegidas ou contato com sangue contaminado, representa até 135 mil casos no país; entretanto, o número de infectados pode ser ainda maior, visto que ela evolui primeiramente sem sintomas aparentes. É possível saber se você tem Hepatites B ou C através de testes rápidos ofertados pelo governo.


DEIXE UMA RESPOSTA