Psicólogo se transformou em drag queen para apresentar TCC (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

O psicólogo baiano Franklin Xavier, de 24 anos, surpreendeu ao escolher a forma com que apresentara o seu Trabalho de Conclusão de Curso, na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Ele decidiu se montar de drag queen no dia da banca em homenagem a uma amiga transsexual que cometeu suicídio.

Ele conheceu a amiga, Marina (nome fictício), de 19 anos, em um fórum de internet.  “Ela me adicionou, começamos a conversar e viramos amigos. Mesmo sem nos conhecer pessoalmente, tínhamos uma amizade daquelas que parecia que nos conhecíamos a anos”, contou em entrevista ao blog Me Salte, do jornal Correio.

Com ela, Xavier passou a entender mais sobre gênero e transsexualidade. “No curso de psicologia, a gente quase não ouve falar sobre gênero. Hoje, as coisas vêm mudando… Mas ela me mostrou muita coisa sobre esse universo e me ensinou demais”.


Leia Mais:

Campanha de Dia dos Pais mostra homem trans que gerou seu filho

Festival de cinema LGBT exibe filme sobre a primeira escritora a abordar o lesbianismo no país

E foi Marina que fez com que o tema do TCC surgisse. “Foi por causa dela que resolvi falar sobre transexualidade. Meu tema foi ‘Sou mulher sou menina: A construção da subjetividade de uma mulher transexual’”, explicou Franklin. No início do TCC, o estudante recebeu o apoio da amiga. Entretanto, quando estava já na segunda matéria, ele recebeu uma ligação informando sobre a morte de Marina, com quem conversava há oito meses.

“Ela se matou, aos 19 anos. Na carta, ela relatava todo o seu sofrimento de autoaceitação (…) É uma história muito triste. A vida era de sofrimento, de dor. Marina* sempre me falava que contava nos dedos os momentos felizes que teve”, explicou Franklin.

Então, para homenageá-la, ele apresentou seu TCC montado como Sabrina Sasha. “Foi libertador me apresentar montada. Foi como uma homenagem. Foi como torná-la viva novamente”, declarou. Ele tirou nota 10, com distinção.


  • Olá, gostei do tema. Vou deixar uma dica para quem é Psicólogo ou do ramo linkado em meu nome… vale apena dar uma olhada. Sucesso a todos!