Gay, primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, participa de evento sobre direitos LGBT

Primeiro-ministro irlandês Leo Varadkar visita Belfast pela primeira vez após eleições
Primeiro-ministro irlandês Leo Varadkar visita Belfast pela primeira vez após eleições (Foto: REUTERS / CLODAGH KILCOYNE)

Leo Varadkar, novo primeiro-ministro da Irlanda e homossexual assumido, fez, no último sábado (5), sua primeira visita oficial à Belfast, na Irlanda do Norte. Essa é a única região do Reino Unido onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo ainda é ilegal; a escolha de agenda de Varadkar irritou a ala conservadora.

O primier irlandês participou de um encontro com os organizadores da maior Parada do Orgulho Gay local, ao qual chamou de Pride Breakfast. O encontro aconteceu em um pequeno pub de Belfast, como “compensação” pelo fato de que ele não poderia participar da Parada em si, que aconteceria naquela mesma tarde, já que já haviam compromissos em Dublin.

Leia Mais:


ANTRA lança campanha contra LGBTfobia no Facebook

Polícia faz operação pesada em Marcha LGBT de Jerusalém, após morte em 2015

Membros do Partido Unionista Democrático (DUP), maior força política da Irlanda do Norte e de segmento conservador, criticaram esse encontro. O DUP está constantemente bloqueando todas as tentativas de se permitir o casamento gay, mesmo que a maior parte da população irlandesa seja à favor da igualdade.

Varadkar afirmou aos jornalistas que “não estou aqui para desestabilizar ninguém, mas sim para demonstrar o meu apoio, e o apoio do meu Governo, na defesa da igualdade dos cidadãos perante a lei, onde quer que eles residam”. Ao ser questionado sobre o casamento igualitário, ele afirmou que “é apenas uma questão de tempo” até que seja legalizado. No encontro de sábado, também participaram ativistas dos direitos gays, Michelle O’Neil e Sinn Fein.


DEIXE UMA RESPOSTA