Mulheres trans do Reino Unido poderão ter acesso a transplante de útero

Mulheres trans do Reino Unido poderão engravidar em breve
Mulheres trans do Reino Unido poderão engravidar em breve (Foto: Growing Your Baby)

Mulheres transgêneras do Reino Unido poderão em breve ter acesso a transplantes de úteros financiados pelo NHS (Serviço Nacional de Saúde). A previsão é de que o serviço público de saúde consiga realizar o procedimento em menos de dez anos. A ginecologista Arianna D’Angelo, do NHS do País de Gales afirma que do ponto de vista ético, a ideia é plausível:

“Nós já temos a fertilização acessível a pessoas transgêneras para dar a elas a possibilidade de terem seu próprio filho biológico. Então eu não vejo muita diferença” acrescenta.

A médica Francoise Shelfield, especialista em ginecologia e obstetrícia da Universidade UCL de Londres, acrescenta que a legislação deverá ser a base para se determinar como as cirurgias serão financiadas.


“Se nós estamos dizendo que nós deveríamos ter igualdade e nós temos uma legislação (defendendo os direitos das pessoas transgêneras), eu não vejo por que não” afirma a médica.

Vale lembrar que transplantes de úteros já foram realizados de maneira bem-sucedida na Suécia onde pelo menos cinco bebês nasceram após a realização de procedimentos similares.

As informações são do site Pink News.


1 COMENTÁRIO

  1. O título dessa matéria foi traduzido tão mal que acabou contando uma INVERDADE. Os médicos em questão dizem que ACHAM que EM BREVE mulheres trans PODERÃO fazer o transplante!
    O procedimento ainda é feito de maneira experimental e nem sequer foi realizado um teste em mulher trans, nem mesmo os meios foram desenvolvidos.

DEIXE UMA RESPOSTA